Operação que desarticulou contrabandistas de cigarros prende cinco policiais em MS

Em Mato Grosso do Sul, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão. Documentos e um carro de luxo foram apreendidos

Da Redação


Cinco policiais federais foram presos nesta quinta-feira (5), em Mato Grosso do Sul, durante operação que desarticulou uma quadrilha que contrabandeava cigarros do Paraguai, outros dois policiais foram afastados dos cargos. Documentos e um carro de luxo foram apreendidos.

A ação foi realizada em conjunto entre as policias federais e a PRF (Polícia Rodoviária Federal), que investigaram uma rede de agentes públicos que dava suporte à atividade criminosa. Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão, com a participação de aproximadamente 80 policiais federais e 30 policiais rodoviários federais.

Leia também

|PF, com apoio da PRF, combate corrupção e contrabando no Mato Grosso do Sul

 

As medidas estão ocorrendo nas cidades nas cidades sul-mato-grossenses de Naviraí, Juti, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Dourados e Campo Grande, além de Umuarama (PR). As prisões ocorrem Campo Grande, Juti, Navirai, Eldorado e Japorã. 

As investigações apontam que a organização movimentava centenas de carretas de cigarros trazidas do Paraguai para o Brasil. Para facilitar a passagem das cargas, policiais eram constantemente corrompidos.

O esquema criminoso contava com um organograma com pessoas que ocupavam a função de gerentes, batedores, olheiros e transportadores.

A operação desta quinta recebeu os nomes de Managers, gerentes em inglês, e 100% em alusão às funções dos integrantes da organização criminosa e a forma como se comunicavam.

Em 2018, a PRF apreendeu 38,6 milhões de maços de cigarros contrabandeados do Paraguai em Mato Grosso do Sul, no ano passado, foram 16,5 milhões e 2,8 milhões nos dois primeiros meses desse ano.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!